Painelistas
Cristian A. Herrera | Banco Mundial
Cristian A. Herrera es Especialista Senior en Salud en la Región de América Latina y el Caribe de la Práctica Global de Salud, Nutrición y Población del Banco Mundial, y mantiene un nombramiento como Investigador Adjunto en el Departamento de Salud Pública de la P. Universidad Católica de Chile. Previamente ha sido médico de atención primaria en Santiago de Chile, alto funcionario en el Ministerio de Salud de Chile y analista de políticas de salud en la OCDE. Cristian es médico de la P. Universidad Católica de Chile, tiene un MBA de la Universidad de Chile, un MSc en Políticas Públicas de la London School of Economics and Political Science, y es candidato a PhD de la Universidad de Amsterdam.
Cristian A. Herrera | Banco Mundial
Cristian A. Herrera é Especialista Sênior atuando na Prática Global de Saúde, Nutrição e População do Banco Mundial na Região da América Latina e Caribe. É Pesquisador Adjunto no Departamento de Saúde Pública da P. Universidad Católica do Chile. Anteriormente, foi médico de cuidados primários em Santiago do Chile, funcionário sênior do Ministério da Saúde chileno e analista de políticas de saúde da OCDE. Cristian é doutor pela Universidade Católica do Chile, possui MBA pela Universidade do Chile, mestrado em Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science e é doutorando pela Universidade de Amsterdã.
Siziwe Ngcwabe | Africa Evidence Network
Siziwe Ngcwabe é atualmente Gerente Sênior de Operações e Co-presidente do Centro Africano para Políticas Baseada em Evidências na Universidade de Joanesburgo. É bacharel em Serviço Social com honras pela Universidade Walter Sisulu (UNITRA), pós-graduada em Gestão Empresarial (PGDBM) pela MANCOSA, mestre em Gestão Pública-MPM e MBA pela Regenesys Business School.
Cristián Mansilla | McMaster University
Cristián é doutorando no programa de Políticas de Saúde da Universidade McMaster, assistente de pesquisa no McMaster Health Forum e Gerente Sênior de Pesquisa na Evidence Aid. Dedicou uma parte importante de sua carreira profissional ao apoio em processos de formulação de políticas de saúde, usando as melhores evidências de pesquisa disponíveis. Através de seu trabalho neste campo, contribuiu para o desenvolvimento e implementação de várias políticas no Ministério da Saúde no Chile. Também fundou e liderou a Unidade de Elaboração de Políticas Informadas por Evidências no Ministério da Saúde naquele país. Contribuiu para fechar a lacuna entre produção e uso de evidências, colaborando em importantes projetos e iniciativas internacionais, como EVIPNet e COVID-END.
Natália Massaco Koga | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Doutora em Ciência Política pela University of Westminster/Reino Unido, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Atualmente, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professora do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) nas áreas de políticas públicas e uso de evidências, capacidades estatais e democracia. Teve experiência profissional como gestora federal no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Planejamento e Orçamento e Ministério de Minas e Energia (MME).
Roberta Borges Silva | Ministério da Saúde do Brasil
Roberta Silva atua como pesquisadora com foco em saúde informada por evidências, sobretudo na área da formulação de políticas públicas de saúde. Possui mais de cinco anos de experiência na elaboração de estudos secundários, principalmente revisões sistemáticas com e sem metanálises e revisões rápidas para subsidiar a tomada de decisão em saúde pública. Há três anos tem atuado como líder do Núcleo de Evidências do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, gerenciando demandas de respostas rápidas das áreas técnicas e colaborando em ações estratégicas para políticas informadas por evidências.
Donald Simeon | University of the West Indies
Diretor do Centro Caribenho de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Saúde e Professor de Bioestatística e Pesquisa em Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade das Índias Ocidentais, Trinidad e Tobago. É estatístico credenciado e membro da Royal Statistical Society, Reino Unido; Nutricionista de Saúde Pública Registrado e membro do Grupo Diretor Global da Rede de Políticas Informadas por Evidências da OMS (EVIPNet). Publicou mais de 75 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares com mais de 4000 citações, além de capítulos em livros/enciclopédias.
Evelina Chapman | Investigadora invitada: Fundação Oswaldo Cruz, Diretoria de Brasília
Evelina Chapman é pediatra, mestre em Epidemiologia Clínica, doutora em Saúde Pública e Metodologia de Pesquisa. Foi diretora de programas de saúde e vice-ministra da saúde da província de Buenos Aires entre 2016-2017. Possui mais de 20 anos de experiência na área clínica e no desenvolvimento de capacidades, principalmente em pesquisa, epidemiologia e, nos últimos 15 anos, em processos de tradução de conhecimento para tomada de decisão na área clínica, gestão e políticas de saúde. Por mais de 10 anos, trabalha na OMS nos Escritórios para as Américas e Europa e atua como consultora apoiando a OPAS na área de Emergências. Possui inúmeras publicações técnicas e científicas.
João Paulo Souza | BIREME/OPAS/OMS
Cientista médico-social com interesse na intersecção entre a Epidemiologia Social, a Saúde Materna e a Translação do Conhecimento Científico em Políticas e Práticas de Saúde. Realizou estudos de pós-graduação voltados ao desenvolvimento do conceito de near-miss materno. Foi médico intensivista e coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva de Adultos do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (UNICAMP). Desde 2007 atua como consultor da OMS desenvolvendo estudos e diretrizes para a redução da mortalidade materna. Professor associado da USP em 2014 e, em 2016, professor titular do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP. A partir de outubro de 2022 é o diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, BIREME/OPAS/OMS.
Carlos Abeledo | International Network o Governmental, Science Advice
Carlos Abeledo é graduado em Química pela Universidade de Buenos Aires e doutorado em Físico-Química pela Northwestern University. Atualmente é Coordenador do Capítulo Latino-Americano da International Network for Government Science Advice (INGSA) e Professor de Política Científica no Mestrado em Política e Gestão da Ciência e Tecnologia - Universidade de Buenos Aires. Entre 2008 e 2016 foi diretor do Mestrado em Política e Gestão da Ciência e Tecnologia - Universidade de Buenos Aires. De 1991 a 1997 foi Especialista em Ciência e Tecnologia do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Entre 1984 e 1989 foi presidente do CONICET, Argentina, e foi professor e pesquisador nas Universidades de Buenos Aires, Universidade Brandeis e Universidade do Chile. Foi pesquisador visitante no National Magnet Laboratory-Massachusetts Institute of Technology e no Bell Telephone Laboratories.
Verónica Osorio | UCL
Economista especializada em saúde pública e políticas sociais com experiência internacional na América Latina e Caribe e região africana. Trabalhou como economista da saúde em diferentes instituições internacionais e desenvolveu pesquisas para políticas informadas por evidências para o governo da Bolívia e outras instituições e governos durante a pandemia. Atualmente é doutoranda na UCL, onde analisa as plataformas de tradução de conhecimento para políticas sociais na América Latina e colabora com o desenvolvimento do LATAM Hub. É uma das Vozes Emergentes para a Saúde Global 2018.
Ulysses Panisset | Universidade Federal de Minas Gerais
Professor de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina da UFMG. Médico com doutorado em Relações Internacionais (SAIS, Johns Hopkins University) e doutor em Ciências Política (UFMG). Trabalhou na OMS (1987-2015) em cooperação e implementação de pesquisas. Foi Coordenador de Pesquisa e Tradução do Conhecimento da OMS e do Secretariado Global da EVIPNet. Membro da força-tarefa de comunicação da EVIPNet-OMS. Integra a todos os níveis de seu trabalho sua prática (1970-1980) na luta democrática e como médico na Atenção Primária à Saúde em comunidades de elevada vulnerabilidade social.
Maíra dos Santos Moreira | Open Society Foundations
Maíra é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e mestre em Ciência Política, também pela UFMG, e em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento, Genebra. Ingressou na OSF em fevereiro de 2021. Antes disso, trabalhou como consultora na Oak Foundation e como analista de políticas no governo de Minas Gerais, Brasil. Em sua experiência anterior, trabalhou com direitos humanos, segurança pública e desenvolvimento sustentável em diversos setores do governo. Tem experiência em advocacia perante mecanismos internacionais de direitos humanos, como o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Dante Castillo-Canales | SUMMA: Laboratorio de Investigación e Innovación en Educación para América Latina y el Caribe
Dante Castillo-Canales é Diretor de Políticas e Práticas Inovadoras da SUMMA. Ele trabalhou em pesquisa social para os setores público e privado. É sociólogo pela Universidade do Chile e possui mestrado em Cultura e Sociedade pela London School of Economics and Political Science. Doutorando em educação pela Universidad Diego Portales e Universidad Alberto Hurtado. Coordenou projetos de pesquisa no SUMMA sobre questões de desenvolvimento profissional de professores, uso de tecnologias para aprendizagem profissional, mapeamento de experiências bem-sucedidas de inovação educacional, avaliação de práticas eficazes para a melhoria da aprendizagem e uso do conhecimento científico em políticas e práticas educacionais.
Lara Simielli | d3e - Dados para um Debate Democrático em Educação
Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, em 2014. Atualmente, é professora do Departamento de Gestão Pública na Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) e Diretora de Conhecimento Aplicado do D3e (Dados para um Debate Democrático em Educação). Trabalha, há mais de 15 anos, para o governo, para organizações do terceiro setor e para organismos internacionais, com foco nos seguintes temas: política educacional; planejamento e gestão; e equidade.
Daniel F. Patiño Lugo | Universidad de Antioquia/Unidad de evidencia y deliberación para la toma de decisiones (UNED)
Daniel F. Patiño-Lugo, é professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Antioquia em Colômbia. É cofundador da Unidade de Evidência e Deliberação para a toma de decisões: uma equipe de pesquisa que usa evidências globais e locais para informar as políticas de saúde da Colômbia. Anteriormente, foi o diretor do Instituto de Pesquisas Médicas da Faculdade de Medicina. Daniel é PhD em Políticas de Saúde da Universidade de McMaster, Canadá.
Lucy Kuhn-Barrientos | Unidad de Políticas en Salud Informadas por Evidencia. Ministerio de Salud. Chile
Lucy Kuhn-Barrientos é Analista de Políticas de Saúde e Coordenadora de Projetos da Unidade de Políticas de Saúde Informadas por Evidências do Ministério da Saúde do Chile e Líder de Equipe na Parceria para Evidências e Equidade em Sistemas Sociais Responsivos (PEESSR). Antes dessas funções, Lucy era a chefe do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde. Trabalhou na academia, em outras instituições públicas no Chile e na Inglaterra, e foi consultora em organizações internacionais como a Organização Pan-Americana da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Lucy possui mestrado em Políticas Internacionais de Saúde - Economia da Saúde pela London School of Economics, mestrado em Políticas Públicas pela Universidade do Chile e diploma em Políticas Públicas pela Universidade de Chicago.
Ivan Florez | Universidad de Antioquia
Pediatra, com Mestrado em Epidemiologia Clínica e Doutorado em Metodologia de Pesquisa em Saúde pela Universidade McMaster. Professor Titular do Departamento de Pediatria da Universidade de Antioquia (Medellín, Colômbia) e Professor Assistente (Part-Time) da Universidade McMaster (Canadá). Ex-Diretor Adjunto de Diretrizes de Práticas Clínicas (CPG) para a Agência de Avaliação de Tecnologia da Saúde da Colômbia (IETS). O Dr. Ivan Florez é o atual Líder do AGREE Collaboration, é membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Systematic Reviews, PlosONE e o recém-criado: Síntese e Métodos de Evidências Cochrane. Ele foi co-presidente do grupo de trabalho de recomendação para a iniciativa COVID-END e diretor da Cochrane Colômbia. Ele também é membro do painel de Conflitos de Interesses da Cochrane. Sua pesquisa se concentrou em diretrizes (métodos de desenvolvimento e implementação), síntese de conhecimento (revisões sistemáticas e meta análise de rede), tradução de conhecimento e pediatria.
Duber Ignacio Osorio Bustamante | Hub de Evidencias de Latinoamérica y del Caribe - Hub LAC
Cirurgião-Dentista pela Universidade de Antioquia da U of A, Mestre em Ciências Odontológicas com ênfase em Odontologia Legal e Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP)-Brasil. Apaixonado por aprender e ensinar. Professor da área de promoção da saúde e prevenção de doenças e práticas acadêmicas universitárias na Faculdade de Odontologia da U of A e na Universidad Cooperativa de Colombia (UCC). Convencido do papel da evidência para informar as decisões em nossa região. Pesquisador-Coordenador Sênior do Evidence Hub para América Latina e Caribe.
Jorge Barreto | Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz
Jorge Barreto, PhD, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Brasília, Brasil. Ele coordena e implementa projetos de Pesquisa em Sistemas de Saúde e Tradução de Conhecimento para Políticas Informadas por Evidências e é membro do Grupo Diretor da EVIPNet Global, editor associado do grupo EPOC/Cochrane e membro da rede COVID-END.
Enrique Mendizabal | On Think Tanks
Enrique é Diretor da OTT Consulting e da On Think Tanks. É membro da Royal Society of Arts. Até dezembro de 2010, trabalhou para o Overseas Development Institute (ODI), onde liderou o programa de Pesquisa e Política em Desenvolvimento. Na ODI, ele co-fundou a Outcome Mapping Learning Community. Enrique é co-fundador da Politics & Ideas, da Aliança Peruana para o Uso de Evidências e do Premio PODER al Think Tank Peruano del Año. Desde 2016, organiza anualmente uma Semana de Evidências na América Latina. Enrique trabalhou como conselheiro da Comissão Multipartidária para o Bicentenário da Independência do Peru no Congresso Nacional.